Boatos e notícias falsas desastrosas que já circularam pelas redes sociais


Alguns batos e notícias falsas que circulam em redes sociais extrapolam a ideia de piada e acabam se tornando um transtorno para a sociedade em geral. São falácias que instigam o cidadão a adotar comportamentos violentos, abandonar tratamentos médicos, ou mesmo combater projetos de lei que visam o bem da população.

Confiram nossa lista de boatos perigosos que circularam nas redes sociais:

1 – Recentemente uma dona de casa foi espancada até a morte no interior de São Paulo por conta de uma notícia falsa que estava circulando no Facebook. O texto que estava sendo compartilhado nas redes sociais vinha acompanhado de uma imagem de retrato falado onde afirmava que aquele era o rosto de uma sequestradora de crianças.

 

A “notícia” teria sido publicada em uma página no Facebook que possuía o intuito denunciar crimes que ocorriam na região. A postagem circulou pelas redes sociais onde ninguém nem lê o texto que compartilha e o resultado dessa lambança foi uma mulher inocente morta.

 

2 – Quando surgiu a campanha de vacinação contra a H1N1, alguns dos “gênios” da internet andaram publicando que o remédio trazia riscos a saúde. Como resultado, de acordo com o Ministério da Saúde, 78% do público-alvo ainda não tinha sido imunizado depois de bastante tempo de campanha. A previsão do Estado era bem mais otimista. Eles esperavam ter imunizado até o final da campanha 58.695.070 pessoas, mas naquele momento só tinham conseguido de 12.971.

 

A situação poderia muito bem ter evoluído se o governo não tivesse intensificado a divulgação de que a vacina era segura, além do alertar a população dos riscos que a infecção trazia. Esse boato poderia ter sido responsável pelo nascimento de uma epidemia no país e ter matado um monte de gente.

 

3 – Encontramos diversos casos em que boatos atrapalharam o andamento de uma investigação policial. Talvez um dos mais sérios seja o da mãe e filha assassinadas na cidade Ouro Preto do Oeste. A polícia teve que lidar com diversos boatos que circulavam em redes sociais ferrando investigação, afinal, eles tinham que checar tudo, o que levava bastante tempo.

 

4 – Mais um da linha de boatos médicos. Existe um texto circulando nas redes sociais onde é afirmado que limonada cura câncer. O problema é que existem pessoas que acreditam nessa besteira e abandonam o tratamento real, ou seja, esse é o caso de um boato que está matando gente.

 

Mas é claro que tem os tontos que mantém essa informação circulando de tempos em tempos, pois não tem nada melhor para colocar nada melhor para colocar no facebook. .

 

5 – Boatos políticos que circulam irritantemente na internet são comuns, mas talvez o mais perigoso deles seja um onde é afirmado que o Brasil está prestes a sofrer um golpe de estado por parte dos comunistas(?!) e que é hora de uma intervenção militar(?!).

 

Ter um texto que fala sobre isso circulando na web, não me surpreende, nem as pessoas que acreditam nessa besteira. Um brinde para quem não saiu dos anos 1970.

 

Além de estimular o clima de briga de torcida organizada entre militantes de partido, este boato ainda promove aquela velha ideia idiota de que “tempo bom era na ditadura”.

Sobre Cicero Sena (174 artigos)
Jornalista, criador de conteúdo e estranhamente humano (eu acho).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: