Aplicativo Colab leva queixas da população até prefeituras


Quer ajudar na fiscalização do trato da sua cidade? Claro que sim! O pessoal que acessa o Garotos Digitais é cidadão pra caramba. Para ajudar no conceito de cidadania participativa nada mais adequado que um aplicativo para dispositivos móveis como o Colab.

 

Através deste app o cidadão pode fotografar algum problema em sua cidade usando o celular. Pode ser uma rua com buracos, esgoto a céu aberto, coleta de lixo que não funciona, te garanto que problema é que não vai faltar. A sua publicação vai virar uma notificação na prefeitura do local onde você mora, o objetivo disso é criar um canal mais simples de contato entre os órgãos públicos e a população.

 

O produto (que é brasileiro) chegou mesmo a ganhar a qualificação de melhor aplicativo urbano do mundo em uma seleção feita por várias instituições relacionadas a internet e urbanismo, entre elas o Google.

Já vimos algumas iniciativas parecidas aqui em Salvador como os camaradas do Itapuã City (Eu escrevo lá aos domingos). Eles recebem fotos de problemas do bairro de itapuã (buracos, escoto, canos estourados), dão visibilidade ao material e tentam entrar em contato com os responsáveis

 

Acredito que devam existir várias outras iniciativas assim pelo país, mas um aplicativo que reúne todas as queixas do mundo é algo realmente que vale a pena ter.

Sobre Cicero Sena (174 artigos)
Jornalista, criador de conteúdo e estranhamente humano (eu acho).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: