Lendas urbanas: as histórias que viraram a mitologia da web


É interessante como lendas urbanas se tornaram um tipo de folclore na internet. Esse conceito legitima a ideia de que , toda cultura precisa dos seus mitos, por mais moderna e fria que ela seja.
A era da informação (nem sei por q estou usando esse termo, ele é simplesmente escroto) se abre para questionamentos sobre a veracidade a respeito dessas histórias de fantasmas de uma forma que a gente não imaginaria no mundo contemporâneo que finge priorizar cada vez mais a lógica e o ceticismo.

 

As lendas urbanas começaram a se propagar na internet  pelo orkut e fóruns que retratam assuntos sobrenaturais ou qualquer coisa do tipo. “Atualmente quem faz o esse serviço de propagar lendas são fóruns e sites como o meu  ” afirma Luíz Fernando Bonvento responsável pelo site Zona 33 que vincula histórias de terror e lendas urbanas que circulam pela web. “Confesso que a maioria não me convence realmente, mas há algumas que tem o seu fundamento, como a “Brincadeira do copo” pois existem diversos relatos de possessão demoníaca começaram com brincadeiras como essa e a da “tábua Ouija”. Há também a da mulher de branco, pois tem vários relatos de aparições em beiras de estrada por todo o mundo”. Completa Luíz Fernando.

Material tirado do site Zona 33.

Material tirado do site Zona 33.

 

 

Em uma época onde a verdade é um assunto cada vez mais complicado por conta da quantidade absurda de informação, uma lenda urbana pode ganhar ares de documental facilmente. Incrível é pensar que a mitologia se adaptou a modernidade, se antes possuíamos trovadores, hoje temos blogueiros e jornalistas narrando lendas no melhor estilo “Contos da Cripta”.

 

As tradições realmente se adaptam a modernidade, assim como a modernidade  também tem se adaptado a tradição. Talvez por isso existam pessoas de má-fé que usam lendas urbanas para plantarem histórias que ofendem pessoas, marcas e instituições. Isso exige um certo cuidado por parte de quem publica essas histórias na internet “ Se eu percebo que a história possa ser verídica , altero nomes lugares. Se a história for besta ou  vá prejudicar alguém acabo que nem publicando” comenta Caveira, responsável pelo site Lendas da Internet

 

Pelo visto a mitologia é um conceito que nunca vai cair em desuso na humanidade, ela apenas vai se adaptar as formas como nos comunicamos. Se no passado usávamos a fogueira e nossos pais, hoje as histórias são contadas pelo google e no futuro, quem sabe? .

Sobre Cicero Sena (174 artigos)
Jornalista, criador de conteúdo e estranhamente humano (eu acho).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: