Top 5: artistas para atualizar a playlist


 

De volta à querida lista musical, que tem me dado um excelente prazer em descobrir sons novos e interessantes. Dessa vez a seleção dá destaque aos artistas que andam arrasando por aí. Na minha busca eu me deparei com tanta gente boa que foi inevitável não fazer uma lista dedicada a eles.

Dá uma conferida aí:

Grandphone Vancouver

01_grandphone

Bom, esse não é exatamente o nome do cantor. Grandphone Vancouver na verdade é um projeto do baiano Fernando Ventura (esse sim um substantivo próprio) que deu as caras há dois anos e chamou a atenção pelo incrível clipe de “Miss Me”. O vídeo, idealizado por Ventura como um trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal de Campina Grande (PB), traz uma variedade de referencias à cultura pop e a outros videoclipes. Entre os que se destacam estão “Smells like teen spirit”, do Nirvana, “Coffee and TV”, do Blur, “Another brick in the wall”, do Pink Floyd e até “Singles Ladies”, da Beyoncé. Assista ao clipe e veja quantas referências você consegue reconhecer.

 

Feiticeirão Julião

04_feiticeiro

 

Esse rapaz está na lista mais pela ousadia e vivacidade do clipe “Vou tirar você da cara” do que por qualquer outra coisa. Tirado de uma matéria “é brega e cool”, feita pelo site Musicoteca, Feiticeiro Julião sabe inventar coisa boa. Motivada pela descoberta do vídeo, fui em busca do álbum completo, e não me arrependi. Vale o play.

 

Patricia Polayne

03.1_patricia

Essa sergipana conquista e arrebata. Tive a oportunidade de conhecê-la num show no Pelourinho, quando não esperava mais do que um show para distrair um final de semana irrequieto. No entanto, com sua voz, presença e performance, o que era para ser apenas um show transformou-se em desejo de conhecer mais, e assim Patricia Polayne tem estado em minhas listas desde então. A música “Arrastada”, que vocês podem conferir no vídeo abaixo, foi a ganhadora do Festival Nacional de Música da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) nas categorias melhor música e melhor arranjo.

 

Vitor Araújo

02_vitor

O pernambucano brinca e abusa da minha vontade em saber tocar piano. Vi pela primeira vez em uma edição da revista Bravo!, quando ainda era assinante em 2012. Desde então, Yann Tiersen e a trilha sonora de Amelie Poulain nunca mais pareceram os mesmos. Ouvir Vitor Araújo me basta. Principalmente o lado B do seu disco A/B, que foi apresentado pela Bravo! como uma “combinação de ingredientes tão distintos quanto o transe de tambores africanos e a emoção de Chopin”. Destaque para a música Pulp, que conta com participação do trio mato-grossense Macaco Bong. É para deixar no repeat!

 

Daniel Groove

04_daniel

As músicas “Eu vou correr” e “Giramundo” tem se alternado na minha playlist durante toda semana. Eu não sei qual das duas eu gosto mais. Com os versos “Quando eu cheguei em casa aquele dia de repente eu vi que eu / Estava exatamente onde eu queria mais estar” (…) “E eu vou correr pro mundo / Vou esconder saudade”, a música “Eu vou correr” faz um sentido danado. Já a canção que dá título ao álbum, “Giramundo”, tem um refrão que faz você querer que ele dure pra sempre.

Enfim, todas as músicas são altamente recomendáveis, e dão uma vontade boa de viver. Então comece por uma delas e vá se envolvendo com as demais. O seu fone de ouvido nunca mais será tão feliz…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: