Como escrever um fanfiction


MATÉRIA FANFICTION

 

Escrever um texto baseado em uma saga feita por outra pessoa não é exatamente a missão mais fácil do mundo, mas os autores de fanfictions dão duro para cumprir essa missão. Como sabemos que qualquer ajuda é bem vinda, conversamos com responsáveis por diversos sites de fanfiction que nos deram ótimas dicas de como escrever esse tipo de texto.

1_Sid_Gifhunter

 

Para quem não sabe fanficion são histórias criadas por fãs com base em algum universo já existente. “ Fanfictions ou fanfics são histórias ficcionais não-oficiais criados por fãs de um determinado universo – podendo este ser ficcional ou não – seja de um livro, filme, seriado, anime, mangá ou HQ. São histórias que não fazem parte do cânone oficial do universo original, uma vez que não foi escrito pelo criador da história. O fanfiction pode ser uma continuação, uma historia extra e até mesmo a própria história contada de uma forma alternativa” afirma Lucas Teófilo, responsável pela página Fanfics Memoráveis.

 

Como Fanfictions são textos baseados em histórias de terceiros, um do maiores desafios é manter o espírito dos personagens originaisccom contos que possuem roteiros alternativos.

Uma espécie de mundo paralelo da galáxia pop .

 

Por isso lá vai a primeira dica!

 

Para Plínio Rezende do site Ideia Literária é preciso manter a coerência com o universo original “Manter os vilões principais como vilões, ele deve manter as mesmas características da obra fanfictionada” . Entretanto é preciso lembrar esse formato de texto também é um universo paralelo à história original, “ tenho mais prazer aquelas que brincam mais com o universo, já li uma que Harry fica com Hermione no final” comenta Plínio.

 

 

Babi Dewet do site BabiDewet.com  acrescenta  “O mais legal das fanfictions é poder criar  situações que fãs gostariam de ver, por  isso é importante prestar atenção,  você escreverá para alguém que adora esse mundo e precisa tomar cuidado com detalhes!”

 

 

Em nossa pesquisa sobre o assunto encontramos textos com finais alternativos para sagas de Harry Potter, Jogos Vorazes, Cidade dos Ossos, assim como contos em que personagens de universos completamente diferentes se encontravam (Naruto visita o mundo dos heróis da DC comics e essas coisas) . Para que alguém possa fazer isso com qualidade é preciso que seja seguida a nossa próxima dica:

 

Ser um fã.

 

“ Fanfictions são narrativas como qualquer outro texto fictício e que os fãs escrevem como um hobby para mostrar sua paixão por determinado assunto, podendo compartilhar com outros fãs também” é o que dizem Haléxia Mandatto e Kellin Rodrigues, membros da equipe do site Biblioteca de Fanfictions em resposta as nossas perguntas feitas por e-mail.  “ Criar uma fanfiction parece ser fácil, mas não é, exige esforço, dedicação e paciência do autor. Também deve existir amor a respeito do tema que se escreve, afinal escrever uma fanfiction é um hobby, não uma obrigação; ela deve te divertir” completam Haléxia e Kellin.

Vocês entenderam! Escrevam e curtam o momento!

Sobre Cicero Sena (174 artigos)
Jornalista, criador de conteúdo e estranhamente humano (eu acho).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: