Bandas nacionais que você deveria conhecer


A Flor de Zíaco

Essa banda foi o que na verdade me motivou a fazer a lista. Depois de escutá-la, percebi que eu podia agregar outros grupos, que não necessariamente precisariam estar classificados no mesmo estilo, mas que com certeza merecem entrar numa lista do tipo “você precisa escutar”. Assim, além de ter o prazer de escutar o som dessa excelente banda alagoana, lhes presenteamos com outros grupos que amamos escutar e que esperamos ver também na sua playlist.

Para descobrir porque A Flor de Zíaco foi a principal motivação para a nossa lista, basta conferir o recém-lançado clipe da música “37,5”, que você acessa logo mais abaixo. Fundado em 2010, o grupo começou a ganhar destaque a partir de 2013, ano em que ganhou o 1º Festival de Música da FITS (Faculdade Integrada Tiradentes). Com músicas autorais e um estilo denominado por eles como IndieFerente, o grupo tem o lançamento do primeiro EP previsto para esse ano.

 

Apanhador Só

02_apanhador só
O pouco que conheço dessa banda gaúcha já me fez querer colocá-la nessa lista. Fundada em 2005, eles são enquadrados no gênero indie rock, o que para mim não diz muita coisa, pois toda banda nova que surge é classificada nessa zona indefinida do indie. Pois, o melhor a fazer é escutar o som desse pessoal gaúcho e descobrir se eles fazem o seu estilo. Muito mais simples assim né.

Apanhador Só já coleciona quatro álbuns lançados, incluindo Antes que Tu Conte Outra, que recebeu o prêmio de álbum do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Está entre as minhas metas musicais fazer o download e escutar a discografia de Apanhador Só, completamente disponível no site deles.

 

Trupe Chá de Boldo

03_trupe cha de boldo
Eu vou ser honesta. Eu não conheço muito o som dessa banda. Mas só a música e o videoclipe de Na Garrafa são motivos suficientes para conquistar qualquer ser humano. Dá um play no vídeo e entenda exatamente do que eu estou falando.

Existente desde 2005, a Trupe Chá de Boldo conta hoje com 13 integrantes (quase não cabem na foto) e justamente por possuírem tantos membros com influências tão diferentes, o som é classificado por eles como sendo eclético. Não podia ser de outro jeito, né?

O grupo paulistano possui dois álbuns lançados, ambos lindamente disponíveis no site oficial. Já vi que minha meta musical será ampliada…

 

The Baggios

04_the baggios

Logo de cara gostei dessa banda. Ao acessar o site, fui conquistada pela pegada visual. Quando resolvi colocar um vídeo para rodar, o encanto se completou e fui completamente capturada pela sonoridade dessa dupla sergipana. Assim, já fui tratando de escutar tudo o que eles tem disponível em discos e vídeos no Youtube.

Com dez anos de estrada nas costas, eu só conheci The Baggios há pouquíssimo tempo, e não pude deixar de incluí-los nessa lista, que basicamente é composta de xodós recém-descobertos. Com três EPs e dois álbuns lançados, o som deles é descrito como uma mistura de ritmos que vão do blues primitivo ao rock, além de influências regionais, com sotaque forte e letras enraizadas. No site é possível fazer o download do mais recente lançamento, intitulado Sina.

 

A Banda de Joseph Tourton

05_josepht tourton

Essa é a banda menos novidade para mim na lista, mas que nem por isso deixa de me surpreender e me encantar até hoje. O som instrumental desses meninos de Recife é impressionante. Eles combinam guitarras pesadas a sons eletrônicos, além de trazer elementos como a flauta e a escaleta, formando uma sonoridade única.

Revelados em 2008 durante participação no festival No Ar Coquetel Molotov, A Banda de Joseph Tourton possui seu primeiro álbum disponível no site do grupo e tem previsão de lançamento do segundo disco ainda para o primeiro semestre de 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: