Entrevista: Éric Pereira


Por esses tempos conversamos com Éric Pereira, um dos entusiastas do documentário “Itapuã: as canções de um lugar” dirigido e produzido pelo jornalista João Franco. O filme aborda a história do bairro de Itapuã e os diversos artistas que cantaram sobre aquela parte de Salvador.

 

 
Em um papo rápido falamos com Éric sobre o “Itapuã: as canções de um lugar” ,  jornalismo colaborativo e comunicação comunitária em Salvador.

 

 

GD: De onde surgiu a ideia de fazer um documentário sobre Itapuã?
A gente sempre teve envolvido em questões de resgate cultural aqui em Itapuã, mas a oportunidade surgiu com o TCC do jornalista João Franco que escreveu o roteiro e dirigiu o filme. Ele fez uma linha para mostrar a musicalidade do bairro com nomes como Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes, além de falar da falta de novos nomes na música em relação ao bairro.

 

 
GD: Ter nomes como Vinícius de Moraes e Caymmi ligados à Itapuã trouxe vantagens materiais para o bairro?
Foram personalidades que sem dúvida acrescentaram muito ao bairro, levaram o nome de Itapuã para o mundo. Na época deles o bairro de Itapuã cresceu acima de Salvador, eu não lembro o quanto, mas cresceu.

 

 

 

Eles tornaram Itapuã muito conhecida e acabaram ajudando no desenvolvimento do bairro, tanto que você vê hoje a avenida Dorival Caymmi tomada pelo comércio.Isso colaborou com o turismo aqui também, todo mundo queria conhecer o lugar que aparecia naquelas músicas, que tinham aquelas belas tardes cantadas por Vinícius de Moras, o Abaeté nas palavras de Dorival Caymmi.

 

 

 

GD: Vocês vão lançar o documentário na web. Cara, o que falta para esse tipo de produção aberta ter mais força em Salvador?
Esse documentário sobre Itapuã foi feito por praticamente um cara só, João Franco. Ele saiu com uma câmera dele gravando e conseguiu artistas como Arnaldo Antunes para falar com ele, algo que pode ser meio complicado, quando não se é um jornalista famoso. Acho que falta incentivo do Estado, tem muita gente boa por aí nos bairros que possui o dom e a vontade.

 

 

 

A gente mesmo está correndo atrás  para achar espaços de exibição. Primeiro para imprensa, depois para os moradores do bairro. Queremos que as pessoas saibam um pouco mais da história do lugar onde vivem, isso é importante quando se fala de um local como Itapuã.

 

 

 

GD:Você está participando de um documentário sobre Itapuã, tem um site sobre Itapuã, seu escritório é em Itapuã. Você tem uma relação bem pessoal com isso, né?
Todo mundo que trabalha comigo aqui é apaixonado pelo bairro, esse é um dos nossos valores e a gente acredita que o primeiro passo é 50% da caminhada e isso a gente está fazendo criando o site (Itapuacity), criamos o SalvadorCity para juntar mais gente para fazer o mesmo trabalho que o nosso.

 
Eu costumo dizer que a gente aqui é o Vale do Silício do Brasil( risos). Sou admirador do Stive Jobs pela forma como ele trabalhava e conduzia a sua equipe.

 

 

 

GD:Formatos de mídia comunitária tem se expandido no mundo todo, mas aqui em Salvador você não acha que aqui não existe um certo atraso?
Rapaz, a cultura aqui das mídias sociais estão começando a ganhar força agora, mas essa questão de mídia local existe com uma galera boa  com sites como Nordeste Eu Sou, Platacity, Desabafo Social e Mídia Periférica. Esse povo faz um trabalho muito bom, o mídia periférica, por exemplo, tem contatos no Rio de Janeiro e outras partes do país.

 

 

 

GD:O que falta para Bahia ganhar mais força nesse sentido?
Acho que falta mais eventos nessas áreas. Direto tem cursos sobre isso no sul. No nordeste tem Recife onde acontece até uns  eventos interessantes sobre o assunto, mas em Salvador muitos profissionais  bons que se destacam se mandam logo para São Paulo ou Rio de Janeiro.

Sobre Cicero Sena (174 artigos)
Jornalista, criador de conteúdo e estranhamente humano (eu acho).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: